É comum que as pessoas pensem que o tapete seja apenas mais um item de decoração da sala. No entanto, se usados da maneira adequada, os tapetes na decoração são capazes de dar um toque especial para o visual dos ambientes.

Continue lendo e entenda por que o tapete é uma peça decorativa importante. E ainda, conheça as principais tendências e descubra como escolher o tapete certo para sua casa.

Qual a vantagem de usar tapetes na decoração?

Além de deixar a sala mais aconchegante, os tapetes são usados para renovar e modernizar os ambientes da casa. Eles são considerados peças centrais para criar uma sensação de amplitude, em harmonia com o conjunto de móveis da sala. Mas, para isso, o tapete precisa estar bem encaixado às peças do mobiliário do ambiente escolhido.

Principais tendências de tapetes

 

Os tapetes podem ter diferentes tamanhos, estilos, formatos e serem feitos de diversos tipos de materiais. Apesar da enorme diversidade, os tapetes geométricos são os modelos que estão mais em alta atualmente. Isso porque eles são fáceis de utilizar, já que combinam perfeitamente com os formatos da maioria dos móveis.

Outra tendência que ganha cada vez mais destaque é a sobreposição de tapetes na decoração.

É um jeito bem interessante de inovar, fazendo uso de tons neutros. A ideia é usar peças de tamanhos e formatos diferentes, mas que combinem com os móveis do ambiente, como o sofá e a mesa de centro, por exemplo. Além de dar um ar inovador para a sala, a sobreposição dá destaque para os móveis, criando um efeito único e mais ousado.

Como escolher o tapete ideal

Se você quer adquirir um tapete para sua sala, quarto ou outro ambiente da casa, saiba que é importante estar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença. Mas, antes de mais nada, fique sabendo que os tapetes na decoração devem ser as últimas peças a serem compradas. Do contrário, ele pode acabar não se adaptando ao resto do ambiente.

Como já falamos, os tapetes geométricos são ótimas opções por serem mais fáceis de adequar ao espaço. Já os formatos arredondados costumam ser mais usados em decorações vintage ou em combinação com cores mais fortes.

 

tapete-redondo

 

O uso de tapetes na decoração com cores chamativas e estampas deve ser feito com cuidado. Isso porque, além do risco de deixar o ambiente muito pesado, eles podem se tornar enjoativos depois de um certo tempo. Por não serem necessariamente baratos, é complicado trocá-los com frequência. Portanto, tapetes com cores mais neutras são mais recomendados.

Até mesmo as características dos fios do tapete influenciam na decoração.

Tapetes com fios mais baixos remetem à elegância e permitem que outras peças decorativas sejam adicionas ao ambiente, sem deixá-lo carregado.

Porém, se você quer que o tapete ajude a deixar sua sala mais confortável e aconchegante, os tapetes mais felpudos são ideais. Agora já sabe qual é o modelo de tapete mais adequado para a sua sala? Conte para a gente!