Escolher o quadro, furar a parede e pendurar. E pronto! Sua decoração com quadros na parede está pronta. Certo? Errado! A escolha e distribuição de quadros nas paredes vai muito além disso. É preciso analisar bem a localização, os móveis, a quantidade de quadros e o tamanho da parede.

A dúvida sobre a organização de quadros não é novidade, porém ela persiste porque não há uma receita de bolo pronta, com uma única resposta. Sejam pinturas, gravuras, fotos ou desenhos, a decoração com quadros oferece mais estilo e marca a identidade do local. E por isso ela depende também do ambiente, estilo, “clima” desejado e do seu gosto pessoal.

No entanto, para que você não se arrependa depois, você pode seguir algumas dicas e criar um planejamento para facilitar esse processo. Afinal, ninguém quer quadros tortos, uma decoração pesada ou furos na parede sem função nenhuma. Confira!

 

quadros-na-parede1

1. ESCOLHA A LOCALIZAÇÃO E ESTILO

A decoração com quadros pode ser feita em diversos cômodos da casa, escolha a localização e siga as dicas abaixo:

  • Hall: Você pode escolher apenas um quadro, que ganhará destaque e será valorizado. Normalmente em cima de um aparador.
  • Cozinha decorada com quadros: Evite regiões úmidas ou com contato com água. Escolha locais próximos à mesa, dentro de nichos ou sobre prateleiras
  • Escadas: Use telas menores, acompanhando o alinhamento dos degraus.
  • Corredor: Antes de bater o martelo sobre essa decoração no corredor, considere que as pessoas irão parar ali para observar as imagens. Então escolha telas menores e caso decida que quer apenas que elas passem, sem parar, você pode utilizar um papel de parede ou ainda adesivos de parede.
  • Sala de Jantar: Seguindo um estilo clássico, você pode optar pela natureza morta (frutas, jarros…). E caso queira um ar mais moderno e integrado à cozinha, pode optar por quadros abstratos.
  • Sala de Estar: Considere o estilo de sua sala. Se ela é clássica, paisagens podem ser muito interessantes. Assim como campos ou até mesmo figuras humanas ou representações de cenas do cotidiano. Se a sua sala é mais contemporânea e com uma linha mais “clean”, quadros abstratos e coloridos podem tornar o espaço mais estimulante.
  • Quarto adulto: Preencha a cabeceira em toda sua extensão (utilizando um único quadro, ou uma composição de 2 ou mais elementos).
  • Quarto Infantil: O ambiente pede uma decoração mais leve, com quadros menores, com temáticas infantis, como animais. No caso de quartos adolescentes, escolha algo mais descontraído, com uma temática definida, para expor a personalidade de quem usa aquele ambiente.
  • Escritório: Um ambiente mais sério, pede quadros com paisagens urbanas, animais (como cavalos e aves). Mas você também pode investir em imagens ou frases “divertidas” que inspirem e alegre o ambiente.

 

2. FORMAS DE ORGANIZAR OS QUADROS

As combinações e formas de distribuir os quadros na parede são inúmeras, basta usar sua criatividade. Mas você pode aproveitar algumas sugestões!

Um jeito simples de fazer combinações de quadros é posicionar o quadro maior no centro e outros dispostos simetricamente ao redor, formando um grande retângulo. No entanto, o formato gera dificuldades por demandar obras de tamanhos iguais.

Se o tamanho igual for um problema, você pode resolver isso definindo eixos – horizontal, vertical ou central – e, com base neles, alinhar os quadros. Com isso, a sua composição ficará harmônica mesmo com obras de tamanhos e formatos diferentes.

Você também pode distribuir em colunas, principalmente para paredes estreitas. Um quadro pequeno sozinho não funciona, mas o alinhamento de 03 ou mais quadros pequenos pode resolver o problema.

Atualmente, uma opção muito utilizada é o suporte estreito, como uma prateleira, para colocar quadros. Essa é uma opção boa para quem preza pela facilidade de poder mudá-los sem muito trabalho.

E se ainda estiver em dúvida, escolha organizações que são mais comuns e convencionais, já que são mais fáceis de dar certo. Por exemplo: quadros com o mesmo tamanho, mesma moldura, todos em preto e branco.

Por fim, você pode decorar sua parede com base na escolha das molduras. Elas podem ser encontradas com bordas finas, grossas, com ou sem detalhes decorativos. E o melhor: além de decorar, as molduras também protegem os objetos, aumentando a vida útil.

 

quadros-na-parede3

3. FIXAÇÃO NA PAREDE

Você já escolheu o cômodo da casa, já viu o estilo mais adequado de quadros e já sabe formatos diferentes que pode fazer isso. Então agora é hora de pendurar os quadros e deixar sua parede linda e bem decorada.

  • Mas neste momento lembre-se:

Pendure os quadros com seu centro cerca de 1,60m do chão. A medida representa uma média de altura, para que todos consigam apreciá-lo. Mas repense as medidas se o quadro for ficar em uma parede de frente para uma mesa de jantar, considere a linha dos olhos de quem está assentado.

Sobre um sofá, meça o início da moldura com 20 a 25 cm mais alto que o encosto, para não atrapalhar quem está sentado.

Para posicionar em cima de uma cama, ele deve ficar a 60 cm do chão se ela não possuir cabeceira. Se possuir, a 20 cm de altura a partir do final da cabeceira.

DICA: Corte papéis no formato das molduras e vá simulando várias combinações, até encontrar alguma que agrade. Escolhidas as posições, coloque uma fita adesiva no lugar que será furado e escolha a bucha de acordo com o peso da moldura.

Caso não queira ou possa furar sua parede para fixar os quadros, não tem problema. Você pode fazer isso com outros materiais. Como:

  • Massa adesiva
  • Fixação com velcro
  • Fita dupla face

E aí? Que tal aproveitar o tempo livre do fim de semana para dar aquela repaginada na decoração da casa com quadros?

8 Comentários

  1. Simply want to say your article is as amazing. The clearness to your post is just spectacular
    and i can think you’re an expert on this subject. Well together with
    your permission let me to take hold of your RSS feed to stay up
    to date with imminent post. Thank you a million and please continue
    the rewarding work.

  2. I don’t know if it’s just me or if everyone else experiencing issues with
    your website. It appears like some of the written text on your posts are running off the screen. Can somebody else please comment and
    let me know if this is happening to them too? This may be a problem with my browser
    because I’ve had this happen previously. Kudos

  3. Howdy! This is my first visit to your blog! We are a collection of
    volunteers and starting a new project in a community in the same niche.
    Your blog provided us useful information to work on. You have done a extraordinary job!

  4. Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it is really
    informative. I am going to watch out for brussels. I
    will appreciate if you continue this in future. Many people will be benefited from your writing.

    Cheers!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário