As tendências de decoração sempre são atualizadas para que aqueles que gostam de seguir as novidades da moda, arquitetura e decoração fiquem antenados.

Todos os anos determinadas empresas realizam pesquisas, em busca das principais tendências de cores e elementos que estarão em alta nos ambientes. Para os anos de 2018 e 2019 as tendências de decoração são bem distintas, contando com diversos estilos, como a valorização do retrô, rusticidade e o foco nas cores, são algumas das características que você pode esperar nos projetos dos decoradores.

E se você pensa em comprar ou alugar um imóvel e deseja criar um ambiente confortável, aconchegante e alinhado com as tendências de decoração atuais, esse post é para você! Confira alguns elementos que você pode considerar para ter um direcionamento para seguir na decisão inicial de decorar a sua casa.

 

TEMA RETRÔ/VINTAGE

Aquele seu móvel antigo ou que faz uma releitura de um móvel antigo pode sim fazer parte da sua decoração, principalmente se você é do tipo de pessoa que gosta de misturar peças antigas com novas! Seja pelo valor sentimental ou por questão de gosto e estilo, muita gente sofria em ter que descartar aquele móvel antigo e agora ele é mais que bem-vindo na sua decoração. Uma boa opção é fazer uma reforma nesse tipo de móvel!

Resgate das ideias e padrões das décadas de 50,60 e 70 está definitivamente em alta trazendo uma releitura com grande variedade e exuberância de formas com a linguagem contemporânea. Vale escolher peças laminadas, com cores vibrantes, como amarelo e vermelho. Una o antigo à personalidade jovem, de cores atuais.

Como sabemos, as tendências da decoração vão e voltam, e por isso não é recomendado desfazer-se de mobiliário valiosos. Aqui, há uma boa oportunidade para incorporar o estilo rústico no lar.

 

tendencia-design-interiores-2018-2019-vintage

PORCELANATO

A indústria de revestimentos criou novas formas de utilizar seus produtos, agora investindo no porcelanato. Desde uma estante moderna feita do material, ao painel na parede ou ainda nos azulejos, sem esquecer as bancadas de banheiro.

A versão do porcelanato que imita madeira, principalmente, ganha mais adeptos, uma vez que oferece uma série de vantagens, como boa durabilidade, facilidade de limpeza, possibilidade de uso em qualquer parte do imóvel e preço em conta, além de contribuir para deixar o ambiente ainda mais bonito.

 

DIY – DO IT YOURSELF

Ainda envolvida no estilo de vida proposto pela simplicidade e minimalismo, a tendência de decoração DIY se manifesta no “faça você mesmo”, o que vai impulsionar o uso de materiais como palha, vime e cerâmicas feitas à mão. Se você é fã do “faça você mesmo”, aventure-se na confecção de suas próprias peças de cerâmica, já tentou antes? Até abajures podem ser feitos desse material, com a cúpula de palha, fica ainda mais DIY!

Além de ressaltar o simples e natural, a tendência traz a sensação de aconchego e de pertencimento aos moradores que se sentem mais parte do ambiente com suas próprias criações ou com elementos mais artesanais.

 

TIJOLINHOS APARENTES

Os tijolinhos aparentes são uma forma de revestimento das paredes que já virou o queridinho na decoração há um bom tempo e é cada vez mais procurado, principalmente os de tons terrosos ou branco. Esse elemento de decoração faz com que o ambiente pareça mais rústico e acolhedor. E pode ser adotado por meio de tijolos verdadeiros ou com acabamentos que simulem esse elemento, como os papéis de parede adesivos.

E uma nova forma de utilizar esse elemento que já é tendência de decoração é a união do amor pelos tijolinhos aparentes ao sucesso do concreto queimado. O resultado são tijolinhos cinzas com acabamentos rústicos, variando dos tons claros ao chumbo. Sucesso garantido!

tendencia-design-interiores-2018-2019-tijolos

 

MONOCROMÁTICO

Para os corajosos que gostam de abusar das tendências de decoração, os ambientes monocromáticos são uma das maneiras mais fáceis de criar uma decoração de impacto, apostando em um ambiente todo da mesma cor.

O efeito monocromático é dramático, tem um quê de surreal e dificilmente irá passar do ponto. E junção de tendências, do ambiente monocromático, aos tons pastéis com um toque de inspiração retrô, resultam em um cenário futurista e elegante, como uma forte tendência para a decoração em 2018 e 2019.

O segredo do sucesso para uma decoração monocromática é a utilização de nuances levemente diferentes, texturas variadas e uma dose de ousadia. O que acha dessa tendência?

 

TONS PASTÉIS

Os tons pastéis possuem esse nome devido a um tipo de giz que, quando usado, não deixa a cor muito forte. Por isso, os tons pastéis são aqueles mais fracos, que parecem lavados. Na hora de utilizar essas cores, é preciso certo cuidado, pois quando mal usados, o ambiente fica com aspecto infantil, por isso, é importante conversar com sua decoradora para que tudo fique conforme o esperado.

Essas cores, que são tendência na decoração combinam muito com móveis modernos e, em geral, estão alinhados com a decoração escandinava. Por serem clarinhas, essas cores valorizam a iluminação natural e deixam o ambiente mais agradável.

  • Millennial Pink, a cor do momento

A cor mais procurada em tons pastéis ainda é o Rosa Millennial. Essa moda que teve início em 2015, com o surgimento do Rosé Quartz, ganhou força em 2016 e se consolidou como Millennial Pink em 2017. Em 2018 e 2019, o tom ainda promete continuar como queridinho dos criativos e ligados nas principais tendências.

Esse rosa avermelhado vem aparecendo em diversas fotos de inspiração para home decor, principalmente em redes como Instagram, Pinterest e Tumblr. Atual e divertido, é fácil de combinar com a paleta da vez: a dos tons terrosos.

 

TEXTURAS E RELEVOS

Nos tecidos, principalmente, as superfícies texturizadas ganharão mais presença. A tendência de decoração pode ser aplicada em almofadas, cortinas ou tapetes. De qualquer forma, os relevos são tão interessantes para o tato quanto para a visão. Além disso, criam uma sensação aconchegante!

Muitas marcas estão apresentando aplicações de cores e estampas em tecidos e superfícies em madeira, sempre misturando essas variações. Essa mistura promete ser encontrada não somente nos móveis, mas se estender também para todo o ambiente como estampa de revestimentos de parede versus estampas no mobiliário.

 tendencia-design-interiores-2018-2019-textura

 

NEUTRALIDADE E MINIMALISMO

Assim como os tons neutros e claros estão sendo muito buscados para a decoração, além de peças com linhas mais singelas. Esse estilo, alinhado à busca cada vez maior das pessoas pela paz interior, é uma das tendências de decoração fortíssimas para o próximo ano.

Associado a isso está o minimalismo que, mais do que uma linha de decoração, é um estilo de vida. Esse estilo é voltado para o essencial, ou seja, está relacionado à abrir mão de elementos desnecessários para focar naquilo que realmente importa, tornando o ambiente mais limpo, ou “clean” e menos poluído. Seguindo a máxima: menos é mais.

Os elementos decorativos são elegantes e o recinto precisa ser aconchegante. Nesse estilo, o uso de colchas, almofadas e itens decorativos com tons neutros e madeira compõem um ambiente perfeito.

O que achou das tendências de decoração apresentadas no post? Aproveite para compartilhar nas redes sociais para que seus amigos também descubram essas novidades!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário