Uma obra sem projeto é sinal de gastos excessivos, atrasos, muita dor de cabeça e, principalmente, um resultado abaixo do esperado. Isso, porque fazer uma reforma em casa demandar muita organização e programação, e quando mal planejada, ela pode trazer más surpresas.

A obra sem projeto é sinal de problema, principalmente porque este é o meio que transforma toda a informação em conhecimento. Através dele se consegue extrair informações essenciais para a obra, planejamento, orçamentos e para o gerenciamento.

Portanto, o primeiro erro é quando o proprietário vai direto à mão de obra, apenas com uma ideia na cabeça. E depois, quando pensa que ao pesquisar um pouco na internet, vai dar conta do recado. Que não é necessário um projeto ou acompanhamento de um profissional.

Sabemos que obras envolvem um gasto muito alto e é por isso que muitas pessoas, em busca de economia, negligenciam a importância do projeto. O problema é que essa escolha da obra sem projeto, no final das contas, leva a gastos maiores, do que o custo inicial que um projeto representaria se tivesse sido feito anteriormente.

E justamente quando o dinheiro é curto, que não se pode dar brecha para o desperdício de materiais, de serviço e da paciência. Enquanto isso, os valores dos projetos são acessíveis, podendo variar de acordo com o profissional e também com os fatores como a natureza da obra (edifício residencial ou comercial, casa, indústria…), complexidade da construção, dimensões, nível de detalhamento, localização, volume de trabalho e serviços contratados, entre outros.

 

O QUE FAZER PARA TER UMA OBRA DE SUCESSO COM PROJETO?

Você decidiu que quer reformar o seu lar. Mas antes, é preciso analisar quais mudanças você está buscando.

  • A casa está apresentando problemas estruturais, e você quer resolvê-los?
  • Chegou ou saiu um morador da casa e você quer aproveitar o espaço?
  • Quer inovar?
  • Ou você cansou e quer uma casa completamente nova?

Tenha em mente suas ideias, pois elas irão facilitar o trabalho do seu decorador. Mas esteja aberto a mudanças, caso elas sejam necessárias!

 

1) Faça uma Consultoria

Consiste em uma conversa com o profissional escolhido para te auxiliar nesse processo. Ele irá determinar se a obra que você deseja será viável para o local e também para o bolso do morador. É importante mostrar as plantas originais e as fotos dos espaços a serem reformados, além de apresentar ideias e queixas sobre o que te incomoda.

Assim, o profissional será capaz de oferecer um diagnóstico, acompanhado de cálculo do custo e do tempo da reforma, baseado nas condições do imóvel.

 

2) Faça um Projeto

O projeto é importante para garantir que a reforma aconteça dentro das normas, dos prazos e do orçamento. Nesse momento, é preciso avaliar todas as possibilidades, até que encontre a melhor solução para o seu imóvel.

Após a execução do projeto, converse com o seu decorador, para que vocês deem prosseguimento no processo, através da indicação de profissionais de confiança, orçamentos e escolha dos materiais, para facilitar o resto do processo!

 

OBRA SEM PROJETO: AS CONSEQUÊNCIAS

Confira as consequências que uma obra sem projeto pode te trazer:

 

  • Espaços mal aproveitados

O mau aproveitamento do espaços internos está entre as principais reclamações de quem não planeja a obra.

Na maioria dos casos, os ambientes  ficam pequenos ou ociosos demais, sem atender às necessidades dos clientes. Ou ainda, acabam sendo criados elementos sem necessidade, que muitas vezes não resolvem completamente as questões funcionais que deveriam ser resolvidas. Sendo assim, um gasto maior para um resultado pior.

Enquanto isso, em projetos bem elaborados, o espaço e sua utilização são otimizados, oferecendo soluções de melhor custo-benefício.

 

  • Falta de planejamento na compra de materiais

Com o projeto preparado e aprovado, consegue-se definir quais materiais serão utilizados, além de calcular a quantidade exata de materiais necessários para a construção.

Sem o projeto é possível apenas estimar. E caso essa estimativa esteja errada, como é comum de acontecer, o desperdício com sobras ou novos gastos são inevitáveis. Além do dinheiro, o tempo também será um problema, diante de novos deslocamentos para fazer as compras cada vez que o material acaba.

 

  • Tempo

O proprietário planeja iniciar uma obra visando o começo, meio e fim, mas sem um projeto, pode ser que nunca tenha fim! É na fase de planejamento, antes da execução, que planeja-se a duração da obra, principalmente se necessitar certa urgência.

Porém, a falta de planejamento resulta na perda de tempo, como refações, deslocamentos na compra de materiais extras, na escolha e encomenda de materiais, na organização da mão de obra e em diversas outras situações.

E se gasta tempo, gasta dinheiro, sendo impossível um orçamento ou previsão precisa de término da obras, se não existir um projeto. E nesses casos não há do que reclamar.

 

  • Mão de obra

O projeto de obra descreve, com antecedência os serviços a serem executados. E isso impede que a mão de obra vá além do que foi demandado e crie mais serviços que o necessário.

Sem projeto, o proprietário ficará a mercê da vontade dos funcionários, uma vez que não terá meios de verificar se o serviço que está sendo executado foi feito conforme a ideia inicial.

Com o projeto em mãos, tanto os funcionários, quanto o proprietária sabem, desde o início, qual será o trabalho que deve ser feito. Evitando qualquer desentendimento por falta de clareza nas informações da obra.

 

  • Erros durante a execução da obra:

As interpretações equivocadas ou problemas de comunicação estão aptos a acontecerem, em algumas situações até mesmo com o projeto. Mas se simplesmente não existirem esses desenhos, as probabilidades de erro são muito maiores.

 

  • Legalidade

O profissional que irá te acompanhar no processo conhece a legislação e fará o projeto de acordo com ela. Construir sem um projeto feito por um profissional, terá como consequência uma obra irregular, que pode estar sujeita às penalizações da lei, incluindo multas e demolições.

Em algumas circunstâncias, podendo significar gastos ainda maiores para adequá-la, além do valor do projeto terá o custo da correção da obra.

 

Não faça obra sem projeto! Conte sempre com a ajuda de profissionais que estão prontos para fazerem sua obra a partir do projeto uma experiência simples e tranquila. Evite gastos e estresse e tenha uma obra mais feliz!

10 Comentários

  1. Hey there would you mind letting me know
    which web host you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 different web browsers and I
    must say this blog loads a lot quicker then most. Can you recommend a good hosting provider
    at a fair price? Cheers, I appreciate it!

  2. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to mention that I have really enjoyed surfing
    around your weblog posts. In any case I’ll be subscribing on your rss feed and I am
    hoping you write again soon!

  3. I was curious if you ever considered changing the layout of your site?
    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could
    connect with it better. Youve got an awful lot of text for only
    having 1 or 2 images. Maybe you could space it out better?

  4. Terrific article! That is the type of information that
    should be shared around the internet. Shame on the search engines for
    now not positioning this post upper! Come on over and visit my
    site . Thank you =)

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postar Comentário