O espelho na decoração é um item que agrada a todos de forma unânime por combinar com todos os estilos de ambientes. Seja em cômodos grandes ou pequenos, o espelho na decoração cai bem, sem que cores e texturas sejam um problema.

Eles ajudam a valorizar objetos, refletir luz ou ampliar ambientes. Por isso a dica deste post é: invista no espelho na decoraçãoCom ou sem moldura, sozinho ou em mosaico, estilo mais moderninho ou com um ar vintage, o espelho é uma peça curinga e um dos poucos acessórios capazes de combinar com tudo e com todos os estilos de ambientes.

Os espelhos na decoração demonstram nobreza e trazem profundidade. Além disso, o recurso traz a sensação de que os cômodos são mais espaçosos e iluminados, também servindo para esconder pontos que você pode ou não quer mostrar, como uma viga ou uma coluna.

 

COM MOLDURA

Para conseguir aquele aspecto que você deseja com o seu espelho na decoração, deve levar em conta dois fatores: a moldura e dimensão.

Os espelhos com molduras podem cumprir as mesmas funções de um quadro e podem ser considerados até obra de arte. Dependendo da moldura, o espelho na decoração oferece um toque de sofisticação e requinte ao ambiente.

 

SEM MOLDURA

O espelho sem moldura na decoração representa um visual de um ambiente mais moderno e despojado. Esse modelo é indicado para locais pequenos.

Um bom jeito de utilizar os espelhos sem moldura é colocando em uma parede inteira (como revestimento do teto ao chão) ou em parte de duas paredes, que formam um dos cantos do cômodo. Isso faz com que os espelhos quebrem a monotonia, ampliem o espaço e aumentem a claridade. É ainda uma forma de substituir o papel de parede.

 

ESPELHO NA DECORAÇÃO: ONDE COLOCÁ-LO?

Antes de se preocupar com o cômodo e localização que o seu espelho será aplicado, é importante considerar o lado oposto do posicionado, colocando-o em frente a objetos que você deseja dar maior destaque.

E por mais simples que pareça, muitas vezes não notamos que a imagem que aparece no reflexo pode ser o banheiro ou algum espaço que você não queira valorizar. A escolha do local para instalação de um espelho na decoração, deve variar de acordo com sua finalidade. E por que não aproveitar e agregar outras funções ao seu uso?

 

espelho-banheiro-carla-lima-interiores-blog

  • BANHEIRO

O espelho do banheiro não pode faltar, mas também não precisa ser clichê, seu estilo não precisa ser básico. Pode-se aproveitar para caprichar na moldura ou em um acabamento bisotê (que cria uma espécie de borda em baixo relevo). E quem não gosta das luzes “de camarim” em volta da peça pode optar por um arranjo mais romântico.

 

  • HALL

O hall de entrada é um dos espaços mais favoráveis para receber um espelho, já que o item influencia na noção de amplitude e iluminação. Com os espelhos na decoração do hall, fica mais fácil dar vida a um espaço que pode ser apenas um canto sem graça. E o espelho não toma muito espaço e fica em uma localização providencial para quem gosta de dar um retoque final na maquiagem ou cabelo antes de sair de casa.

espelho-sala-carla-lima-interiores-blog

  • SALA

Os espelhos na sala de jantar são uma forma de valorizar uma das áreas de encontro da família e dos amigos. E o indicado é um modelo que cubra uma das paredes por inteiro, já que esse posicionamento passa a sensação de duplicar o tamanho da mesa.

Não é à toa que a sala de jantar é um dos espaços onde o espelho na decoração é mais utilizado, especialmente se houver um belo lustre para refletir. Mas cuidado com o reflexo, para não incomodar.

 

  • QUARTOS

Os apartamentos mais novos estão fazendo quartos cada vez menores e o posicionamento de espelhos é uma forma de ampliá-los. Como, por exemplo, na parede da cama ou nas portas do guarda-roupas. Além de ampliarem o local, conferem mais alegria ao ambiente, especialmente se o quarto for colorido e iluminado.

Antes, nas portas do armário, o espelho era escondido na parte de dentro, mas hoje, incentivamos o uso do acessório na porta de fora também.

 

  • CORREDOR:

O acessório cumpre muito bem a função de um quadro e ainda faz o seu corredor parecer maior. Além disso, a parede vazia pode ficar bem charmosa se a peça vier com uma moldura bacana.

 

Vale lembrar, que na hora de pendurar seu espelho, você deve utilizar mais de um prego, para que ele seja fixado com segurança. E aqueles com moldura normalmente apresentam ganchos, que precisam de um prego para cada, evitando qualquer acidente!

Os espelhos podem ser básicos, inovadores, chiques, recortados em conjunto, agrupados em conjuntos de diferentes modelos e, até mesmo, servir para duplicar as áreas pequenas. Mas são objetos exigentes, que não “trabalham” sozinhos.

Portanto, dedique um tempo considerável quando for escolher as demais peças de decoração, como abajures, quadros, poltronas e esculturas para o espelho refletir!