A decoração de home office demanda alguns cuidados, por isso separamos tudo o que você precisa saber quando decidir montar o seu espaço.

Está cada vez mais comum trocar os ambientes corporativos, para execução de atividades profissionais em casa.  E diante disso, o ambiente doméstico precisa de adaptações aos novos tempos, para se tornar mais flexível, sem perder a elegância e funcionalidade. E é aí que a decoração de home office passa a fazer toda diferença.

Pesquisas já vem confirmando há anos que o número de pessoas que trabalham em casa só deve crescer no futuro. Por isto, quem trabalha ou pretende trabalhar em casa deve investir em um espaço reservado, calmo, aconchegante e com o seu estilo, para realizar suas tarefas.

Mas o ambiente escolhido para o home office varia de acordo com o perfil do morador. Se não houver um cômodo disponível para essa finalidade, você pode criar e decorar seu home office em outros locais da casa, desde que atenda às suas necessidades de maneira confortável e prática.

 

PASSO 1: ESCOLHA UM LOCAL ESPECÍFICO PARA SEU HOME OFFICE

Trabalhar em casa não quer dizer que você precisa executar suas tarefas deitado na cama ou sentado no sofá. E ainda que não tenha um cômodo vazio, existe a possibilidade de criar uma estação de trabalho dinâmica e flexível. Como no caso de micro-escritórios embutidos, que ficam escondidinhos dentro de armários ou prateleiras.

De qualquer forma, o ideal é que você escolha um lugar em sua casa e o transforme em sua estação de trabalho. E alguns aspectos que influenciam no seu rendimento devem ser explorados, como por exemplo a iluminação e um ambiente com pouco barulho ou interferências externas.

Coisas básicas, como uma boa rede de internet, uma mesa e uma cadeira confortável e espaço para todos os apetrechos que você precisa para trabalhar fazem toda diferença. Seu novo ambiente de trabalho merece cuidados e investimentos (seja de dinheiro, de tempo ou de trabalho).

 

PASSO 2: INVISTA EM SEU NOVO AMBIENTE DE HOME OFFICE

Você deve pensar no que é necessário para deixar seu espaço e sua decoração de home office mais prática, confortável, funcional e estimulante o possível. Por mais que ele não seja em um escritório tradicional, ele merece seus investimentos tanto quanto.

O seu home office deve ser o lugar perfeito para você colocar a criatividade para trabalhar, desenhar, compor, estudar e cumprir todas as suas funções de forma leve e prática. Os pontos de principal preocupação e investimento, na hora de planejar a decoração do home office devem ser:

 

  • Escolha a Iluminação:

A luz é fundamental para uma decoração de home office adequada. O ideal é escolher um cômodo com uma janela grande ou mesmo uma varanda (quando disponível) para manter o espaço sempre arejado e iluminado. Assim, a luz irá conseguir manter a sua mente “alerta”. E ainda, é importante investir em uma iluminação artificial, como luminárias de mesa ou de piso.

 

SAIBA MAIS SOBRE ILUMINAÇÃO: LINK BLOG POST PROJETO LUMINOTÉCNICO

 

  • Escolha a cadeira:

Se você irá passar muito tempo nesse espaço, a escolha da cadeira é um dos momentos mais importantes. Portanto, não faça essa escolha com base somente no design. Exija conforto antes de beleza.

O modelo de cadeira mais indicado, são cadeiras de escritório que sejam ergonômicas e com altura regulável. Assim, sua coluna fique ereta, seus braços podem ser apoiados na altura do cotovelo e sua cabeça fica a uma altura adequada da tela do computador.

 

  • Escolha a mesa:

Para a escolha da mesa, deve-se dar preferência à modelos que permitem que o mouse, e o teclado fiquem no mesmo nível. E que o monitor fique com, no mínimo, um braço de distância.

Vale considerar que o monitor deve ficar abaixo da nossa linha de visão horizontal, para que você não precise levantar a cabeça além da conta para trabalhar e poupe o seu corpo de algumas dores. Assim, a cadeira e mesa podem e devem ser bonitas, mas o fundamental é que permitam que seus pés fiquem apoiados no chão e o antebraço na mesa, mantendo a coluna reta ao formar um ângulo de 90° com o quadril.


As escolhas para montar um Home Office são determinantes para a sua qualidade de vida, rendimento no trabalho e para que as suas horas de trabalho sejam mais proveitosas e produtivas, gerando o estímulo necessário e concentração para você trabalhar em casa. Por isso, não exite em contar com o auxílio de um profissional para te orientar sobre as melhores opções tanto no quesito beleza, quanto no conforto.

 

PASSO 3: ORGANIZE E FAÇA A DECORAÇÃO DE HOME OFFICE

Antes partir para a organização e decoração do seu home office,  primeiro defina qual o estilo a ser adotado. Se você quer algo simples, descolado, clássico, etc. E para complementar um home office, mantenha a organização!

Um jeito fácil de fazer isso é apostar em gaveteiros ou caixas organizadoras para deixar tudo em ordem. Além de ocupar menos espaço, servem como item decorativo, conferindo mais personalidade ao escritório.

E vale ressaltar, que você deve se cercar do que for mais importante para o seu trabalho, como lembretes, livros de referência e materiais necessários para execução das suas tarefas. E depois, foque nos objetos decorativos. Mas sem exageros para não perder a atenção no principal: seu trabalho. Confira alguns elementos importantes de se ter por perto:

 

  • Arquivos e pastas:

Aposte em arquivos suspensos e pastas organizadas, isso ajuda muito na agilidade na execução além da fácil manutenção para um ambiente mais clean. Só não se esqueça de deixar essas ferramentas dispostas de acordo com a decoração.

 

  • Porta trecos:

Canetas, lápis, cartões, post its, e diversos pequenos itens podem ser colocados nos porta trecos, para que não se percam e nem atrapalhem a decoração. Com isso, fica mais fácil guardar e encontrar coisas pequenas que serão úteis/importantes pelos próximos dias.

 

  • Lousa e mural de avisos:

Além de muito úteis, para deixar lembretes, eles também são ótimos para inspirar. Então, procure colocar elementos que estimulem: um mural na parede com frases motivacionais, um painel magnético com recados, um mural de fotos ou qualquer outro item decorativo e pessoal que te deixe entusiasmado.

 

DICAS DE DECORAÇÃO DE HOME OFFICE

  • Para quem tem pouco espaço para ser explorado, o uso de recursos verticais é essencial. Aproveite as paredes para instalar prateleiras que sirvam de apoio para guardar materiais, itens necessários para o trabalho e objetos decorativos.
  • As mesas de canto (ou em L) são uma alternativa de economizar espaço no ambiente e ter uma boa bancada de trabalho.
  • O móvel branco ajuda a dar sensação de espaço maior, assim como as paredes. E para quebrar a monotonia da cor, os quadros na parede fazem toda a diferença.
  • Para não ocupar muito espaço, escolha por móveis que fiquem encostados na parede e opte por cores na decoração, assim o espaço vai ter um toque de cor, sem dar impressão de que o home office é menor.
  • Na dúvida, escolha um móvel de vidro, que além de moderno, é translúcido e não deixar o ambiente carregado na decoração. Oferecendo uma sensação de amplitude.
  • Considere utilizar móveis planejados. Eles são os melhores amigos de um espaço pequeno. Procure por uma empresa especializada e mostre suas necessidades para o home office.

E agora? Já está pronta para ter um Home Office funcional e bonito na sua casa? Não deixe de consultar um decorador profissional para repensar a disposição de cômodos e móveis da sua casa!